Vietnã lidera compra de pluma no estado.Mato Grosso exportou 169,85 mil toneladas de pluma de algodão em abril de 2025, o maior volume já registrado para o mês, conforme análise semanal do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), divulgada na segunda-feira (12). O desempenho representa um marco dentro da série histórica de exportações do estado.
De acordo com o levantamento, o acumulado das exportações no ciclo 2023/2024, de agosto de 2024 a abril de 2025, totalizou 1,52 milhão de toneladas de pluma. O volume representa um crescimento de 14,80% em comparação com o mesmo período do ciclo anterior.
“O Vietnã lidera o ranking de importadores da pluma mato-grossense, seguido por Paquistão e China”, informou o Imea. A análise destaca que, embora a China esteja entre os principais compradores, os embarques mais aquecidos no atual ciclo têm sido impulsionados por maiores volumes destinados ao Vietnã, Paquistão e Bangladesh. Segundo o instituto, esses países já adquiriram, até abril, mais do que foi exportado a eles durante todo o ciclo anterior (agosto de 2023 a julho de 2024).
A redução no volume embarcado para a China não surpreendeu o mercado. “A menor demanda chinesa já era esperada, tendo em vista seus maiores estoques de pluma nesta safra”, pontuou o Imea.
A expectativa do instituto é de que a diversificação dos destinos mantenha o ritmo das exportações em alta até o fim do ciclo, previsto para julho de 2025.
Agrolink – Seane Lennon
Publicado em 13/05/2025 às 19:04h.