A Prefeitura Municipal de Itanhangá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu nesta segunda-feira, 22 de junho, a 6ª Conferência Municipal de Saúde, reunindo autoridades, profissionais da área, representantes da sociedade civil e membros da comunidade para discutir o fortalecimento das políticas públicas de saúde no município.
Com o tema “Democracia, Soberania e SUS: Cuidar do povo é cuidar do Brasil”, o evento foi realizado no plenário da Câmara Municipal de Vereadores e teve início às 7h, com uma programação voltada à reflexão, ao debate e à construção de propostas para o aprimoramento do Sistema Único de Saúde (SUS).
Durante a conferência, foram apresentados quatro eixos temáticos que nortearam as discussões:
- Eixo 1: Democracia, Saúde como Direito e Soberania Nacional;
- Eixo 2: Financiamento adequado e suficiente para a saúde, com base na justiça tributária e na sustentabilidade fiscal e social;
- Eixo 3: Os desafios para o SUS na Agenda Nacional de Defesa da Vida e da Saúde, incluindo emergências climáticas e justiça social;
- Eixo 4: Modelo de atenção e gestão, territórios integrados e cuidado integral.
O palestrante do evento foi Carlos Urbiné Silva, técnico do Escritório Regional de Saúde de Sinop e vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde de Sinop, que conduziu importantes reflexões sobre os desafios e perspectivas da saúde pública no Brasil e nos municípios.
As autoridades municipais compareceram para prestigiar o evento eles o prefeito Municipal de itanhangá-MT, Emerson Sabatine, a secretaria de desenvolvimento Social Joice Back, a Secretaria de Educação Silvana Dalmolim, os vereadores Irineu Sandeski e Franciele Padilha entre outras autoridades locais.
No período da tarde, a programação contou com uma palestra voltada à saúde da pessoa idosa, além de apresentações culturais realizadas por alunos do Departamento Municipal de Cultura. Entre os destaques esteve a apresentação de violão e música do jovem Miguel Baratieri, valorizando os talentos locais e promovendo integração entre cultura e cidadania.

Também foram desenvolvidos grupos de estudo, leitura e aprovação de propostas, eleição dos delegados que representarão o município nas próximas etapas da conferência, além de outras atividades relacionadas ao planejamento e fortalecimento das ações de saúde em Itanhangá.
O evento foi encerrado com a entrega de certificados aos participantes, consolidando um dia marcado pelo diálogo, pela troca de experiências e pelo compromisso coletivo com a melhoria da saúde pública no município.
A seguir, confira imagens dos bastidores da 6ª Conferência Municipal de Saúde de Itanhangá-MT.






Redação SRP News – Sebastião Rodrigues
Contato: (66) 98415-2042 – Imagens Fran Padilaha.
