Conteúdo/ODOC -Durante a inauguração do novo prédio da Escola Estadual Jupiara, em Campo Verde, na sexta-feira (21), o governador Mauro Mendes (União) afirmou que um número crescente de estudantes tem migrado das escolas particulares para a rede pública estadual. Segundo ele, essa mudança tem sido impulsionada pelos investimentos na infraestrutura das unidades de ensino.
Mendes destacou que a nova estrutura da escola supera até mesmo a instituição privada onde sua filha estuda, localizada em Cuiabá. “O que tem hoje na escola de vocês aqui não tem na escola particular em que minha filha estuda”, declarou. O governador também anunciou que, na próxima semana, o estado divulgará um levantamento oficial sobre o fluxo de alunos que optaram pela rede pública.
Em seu discurso, Mendes relembrou os desafios enfrentados no início de sua gestão, em 2019, quando precisou adotar medidas para reequilibrar as contas públicas. Ele atribuiu a atual capacidade de investimentos ao ajuste fiscal realizado nos primeiros anos do governo.
“Hoje temos qualidade, tecnologia e escolas bem estruturadas. Ainda há muito a ser feito, porque em seis anos não conseguimos resolver todos os problemas, mas estamos colocando a educação no caminho certo”, afirmou.
Além dos avanços na educação, o governador citou outros investimentos em infraestrutura, incluindo a construção de novas moradias e a entrega da maior ponte de Mato Grosso, sobre o Rio Teles Pires, no município de Novo Mundo.
A Escola Estadual Jupiara, inaugurada nesta sexta, faz parte desse conjunto de investimentos e reforça a proposta do governo de tornar a rede pública de ensino mais atrativa e competitiva em relação às instituições privadas.
“A escola pública de Mato Grosso voltou a ser uma referência de qualidade e força”, concluiu Mendes.